Financiadores

Pesquisadores lançam pomada cicatrizante e creme hidratante na Feira do Conhecimento

O evento foi realizado entre os dias 16 e 19 de Outubro.

A vice-governadora, Isolda Cela, ao lado do titular da Secretaria Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, abriu a cerimônia da III edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios (FdC3) no último dia (16/10). O encontro promovido pelo Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, foi encerrado no dia 19 de outubro (sábado), no Centro de Eventos do Ceará.

O evento foi iniciado com a brilhante apresentação musical da Orquestra Sinfônica da UFC de Sobral, em homenagem ao Centenário da Comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. A orquestra é regida pela jovem maestrina Adeline Stervinou.

Para a vice-governadora, Isolda Cela, a Feira do Conhecimento é um evento que se renova a cada edição. “Ela movimenta esse circuito que envolve ciência, tecnologia, inovação e negócios e mostra o nosso esforço e a clareza sobre o que precisamos promover na sociedade. É uma mistura perfeita e um dos pilares que podem sustentar as transformações da qual precisamos”, frisou Izolda Cela.

Destacando a necessidade do incentivo ao conhecimento científico, o secretário Inácio Arruda apontou “a Feira do Conhecimento como um caminho importante para colocar a ciência a serviço do desenvolvimento dos municípios do Ceará e do Brasil”, por meio das parcerias com instituições como a Fiocruz e a Aprece, que integram a FdC3 com a Feira de Soluções para a Saúde e o I Congresso dos Municípios Cearenses, respectivamente. “Ciência e tecnologia: no Ceará tem disso sim! A feira é um compartilhamento, a gente se junta para ajudar o Estado”, acrescentou.

 

O evento foi encerrado no último (19/10) contou com uma programação intensa e gratuita de palestras, oficinas, demoday, maker challenge, hackathon, torneio de robótica, corrida de drones, festival de jogos, arena games, sessões no planetário móvel, dentre outros.

Logo após a solenidade de abertura da Feira do Conhecimento, o vice-reitor, Hidelbrando Soares, no exercício da reitoria da Uece, conduziu as autoridades até o Estande da Uece, para conferi de perto, o lançamento da pomada cicatrizante e do creme hidratante. Os produtos foram desenvolvidos a base de água de coco. A água de coco em pó foi criada em 2015, por pesquisadores da Uece, como repositor eletrolítico para atletas.

A Uece por meio do curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (MPBiotec) e da empresa ACP Biotecnologia, Graduada Associada na IncubaUece, desenvolveu a pomada cicatrizante à base de água de coco em pó. A pesquisa é coordenada pelos professores José Ferreira Nunes, Cristiane Mello e Fádia Valentim.

Os produtos podem ser encomendados no Cantinho do Diabético (Av. Treze de Maio, 1173. Fone: 85 3094-3000). Até o final de outubro será disponibilizado o canal de compras pela internet para atender a todo o país. Dentro de 45 dias os produtos serão vendidos em uma rede de farmácias do Ceará.

O encontro contou com participação de pesquisadores da Uece, professores, estudantes de graduação de pós-graduação e demais convidados.

Data: 22/10/2019

Fonte: UECE

Fale Conosco
MPBiotec - Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal.
Universidade Estadual do Ceará - UECE
Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Fortaleza-CE - CEP: 60.714.903
Telefone: (85) 3101.9854 - E-mail: secretariageral@mpbiotec.org.br
MPBiotec
O MPBiotec
Acesso Restrito